Roberto Carlos e Ivete Sangalo

quinta-feira, 24 de março de 2011

Está vivendo ou já viveu uma desilusão? Que ótimo!




Se você já se viu, alguma vez, numa situação em que classificou como completa e desastrosa desilusão, imagino o quanto tenha se sentido como um verdadeiro “pateta”. Quando nos desiludimos com alguém ou alguma coisa, a sensação mais marcante é a de que fomos enganados, seja por nós mesmos, seja pelo outro.

O fato é que, embora não pareça, desiludir-se é um grande privilégio! Sim, claro, incomoda, dói, tira você de um lugar conhecido e, muitas vezes, extremamente confortável. Enfim, a desilusão provoca, afeta, machuca, mas, sobretudo, deveria servir para que o desiludido parasse e se questionasse sobre no que andou acreditando nos últimos tempos.

No entanto, infelizmente, muitas pessoas, ao se desiludirem, deixam-se afundar numa espécie de poço de lama e ficam patinando por muito tempo em questionamentos inúteis, em lamentações que não ajudam em nada. Inconformadas com o fato de se darem conta de que nunca viveram o que apostavam que viviam, sentem-se vitimadas pela vida e pelas pessoas, deprimem e desistem – o que é uma grande pena!

Minha sugestão para quem está vivendo ou já viveu uma desilusão da qual ainda não se refez, é para que, em vez de se perder em reclamações que não levam a nada, tente compreender a grande chance que se apresenta bem diante de você! Sim, isso mesmo! Basta prestar atenção no significado da palavra “desilusão”. É o processo de se desfazer uma ilusão. É o fim da ilusão!

E o que pode haver de melhor na vida de uma pessoa que busca a sua verdade, que busca a intensidade e a profundidade de cada experiência do que ter a chance de acabar com uma ilusão? É somente neste momento que você pode parar e se rever, bem como rever seus comportamentos e desejos. É quando você tem a oportunidade sublime de olhar nos olhos do outro e perguntar, falar, colocar os pingos nos is.

E a partir de então, refeito todo o cenário deste enredo, é muito provável que você consiga retomar seu verdadeiro caminho e, acima de tudo, fazer escolhas mais coerentes, mais maduras e mais condizentes com o lugar onde deseja chegar. Portanto, estar vivendo uma desilusão é uma ocasião imperdível na vida de alguém que não veio pra ser “de mentirinha”, mas disposto a encarar os desafios das relações e do amor como degraus para atingir o âmago e a essência de si mesmo.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, desiludir-se várias vezes durante a vida não deve ser razão para desânimo, tristeza e, muito menos, desistência; mas sim para compreender que pode estar havendo alguma recusa em olhar para os fatos como eles são. A vida ensina! E repete a aplicação das lições quantas vezes forem necessárias, até que aprendamos!

Ou seja, que bom! Que ótimo que temos mais e mais uma chance! E, nesse sentido, que ótimo que nos desiludimos. Assim, podemos começar tudo de novo e tentar acertar, mais uma vez!

Dra. Rosana Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário