Roberto Carlos e Ivete Sangalo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VOCE SABE ESCOLHER AS AMIGAS?!






Hoje vou tratar de um tema bastante interessante: Você sabe escolher seu amigos? Suas amigas são pessoas que contribuem para a sua melhora, estagnação ou retrocesso? As pessoas com quem você convive lhe colocam para cima ou para baixo? Embora muita gente não preste atenção, é evidente que as pessoas que travam contato conosco ( familia, amigos e trabalho ) são espelho e influencia direta sobre nosso comportamento. Dai a necessidade de saber escolher bem estas pessoas... No tocante a familia, por razões naturalmente obvias... (rsrs) é impossível haver uma escolha, no que tange ao trabalho é quase o mesmo (a menos que mudemos de emprego e isso nem sempre é possível.) mas no que tange aos amigos é evidente que podemos (e devemos!) escolher bem estas pessoas. Abaixo vou elencar uma lista de possíveis amigas que tanto podem contribuir para o seu bem estar e desenvolvimento como podem lhe "puxar pra baixo", tudo isso sem que voce perceba! A amiga "Interessada" é uma delas, Existem 2 tipos de amigas interessadas... Aquelas que estão interessadas em você, e as que estão interessadas nas vantagens advindas de estar com você! Uma relação de amizade sadia se funda em admiração! Não nos tornamos amigos de quem não admiramos e respeitamos, as pessoas que vem ao nosso convivio com base nestes 2 critérios tendem a nos respeitar e valorizar, Contudo quando nós mesmos não nos respeitamos e amamos o bastante, começamos a atrair pessoas que só nós querem pela vantagem (material ou não ...) de estar conosco, são amigos que nos sugam (materialmente ou nossa energia). Um problema básico de estar com amigos 'interesseiros" é que eles tiram partido de nossa baixa autoestima, como expliquei em outro texto mais antigo, Quando estamos com baixa autoestima começamos a fazer bobagens pelo amor dos outros... você ja viu este filme! é a esposa que se "mata" por um homem que não ama... é o homem rejeitado que liga 200 vezes para a mulher que não o quer e assim por diante.
Nenhuma relação social saudável se baseia em: "DEPENDENCIA', OBRIGAÇÃO, VICIO OU NECESSIDADE, é triste constatar que muitas relações são baseadas nisso... só existem por causa de um destes 4 fatores! Isso mostra a importancia de estar com boa autoestima e ter como primeira amiga você mesma! Evite pessoas que estão com você por interesse material... é dificil fazer isso porque em geral elas pagam o que recebem de nós com 'falsos elogios' e dizendo o que exatamente o queremos escutar... o que por sua vez faz bem ao nosso ego e vicia também!Existem também os AMIGOS INDIFERENTES, pessoas que estão ao nosso lado mas não fazem diferença em nossas vidas, servem apenas como janelas abertas para ouvirem o que dizemos, mas não oferecem uma contra-resposta que nos motive de modo positivo. Muitas vezes é mais vantajoso e lucrativo para elas estar conosco do que nós com elas! Saber avaliar com discernimento quem tem uma contribuição a dar em nossas vidas e quem não faz qualquer diferença é importante, porque no futuro ( e ele sempre chega! rs ), teremos avançado ou não em decorrencia da qualidade das pessoas que aceitamos ter ao nosso lado...
AMIGOS PESSIMISTAS são outra classe de amigos que precisam ser identificados. Gente pessimista é um problema em qualquer grupo social onde estejam. A vida nem é boa, nem é ruim, a vida tem coisas boas e tem coisas ruims! (rsrs), o problema essencial do pessimista é que ele quer ver tudo pela lente do pessimismo, e contamina quem está ao seu redor... Para crescer é preciso acreditar no que se faz, e onde há pessimismo não há crescimento. Como identificar gente pessimista?! Simples: eles estão o tempo todo tentando lhe fazer desistir dos seus planos, Estão sempre mostrando o lado ruim ou defeituoso do que você faz ou vai fazer. É como se elas tivessem o poder de ir no futuro e prever por antecendencia o fracasso das coisas (rsrs), isso é tão sutil, que nos acostumamos a estar com gente assim e nos viciamos nelas sem perceber o caráter nocivo da sua presença! Se você tem amigas assim, faça o favor de dar prioridade a melhor amiga que você tem: Você mesma! Ninguem por mais amigo que se diga ser, tem o direito de matar seus sonhos planos e objetivos fingindo isso ser amizade!


Outro terrivel tipo de amigo que precisa ser evitado é o "problematico". Quando falo em problemático me refiro não as pessoas que tem problemas (rsrs)... porque todos nós temos problemas! Mas as que socializam os seus problemas! Tornam seus problemas coletivos! Vivem de trazer seus problemas a nos, e acham isso normal! São muito parecidas com os pessimistas, com a diferença que elas não tentam 'sucatear' nossos sonhos... Pior! elas trazem a nos a sua própria sucata! tem prazer em falar de seus problemas... Muitas vezes não querem no fundo que nós ajudemos a resolve-los... O seu grande barato está em ter alguem de graça para ouvi-los! Ter alguem balançando afirmartivamente a cabeça em concordancia com suas desgraças pessoais, e servindo de abrigo e consolo para as suas frustrações, tome cuidado com este tipo de amiga! As mulheres são seres naturalmente mais emotivos, e as vezes na sadia intenção de ajudar, se prendem a uma amiga problematica sem perceber! É preciso nestes casos: domar a curiosidade (mulheres são seres naturalmente bastante curiosos... rsrs ) e distinguir o que é amizade do que é mero "ouvido"... Amigas problemáticas escancaram a vida particular porque sabem que a outra amiga do outro lado é curiosa e isso vai segura-la... nisso transformam a amiga num mero ouvido "gratuito" dos seus problemas... se você não quiser perder esta amiga, é simples: Dê de volta soluções! oriente ela a buscar ajuda! não aceite ser "muro das lamentações" de quer que seja apenas por amizade... afinal a vida e os amigos não foram definitivamente feitos pra isso!



Claudio M. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário