Roberto Carlos e Ivete Sangalo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Em busca da pessoa certa!


Como saber se é a pessoa certa? Essa talvez seja a pergunta para a qual todos busquem uma resposta. Valeria muito se pudesse ser simples e facilmente respondida, não há como, precisa ser vivida, sentida. De toda forma é possível passar por alguns pontos que os ajudem a pensar e refletir e para que possam, por fim, concluírem suas próprias respostas.

O primeiro encontro já nos diz muito, sinaliza caminhos importantes. É importante haver química, sintonia, empatia e apesar de ser ainda início, se sentir confortável junto àquela pessoa é fundamental. O curioso é que alguns inícios podem ser um pouco atrapalhados, confusos, mas se como pano de fundo houver o prazer de estar junto, já terá valido. Outros inícios são fáceis, simples, sem dúvidas e tudo flui muito naturalmente entre a dupla.

No caso dos relacionamentos que se iniciem no site, existe uma etapa que precede o primeiro encontro e nela um esboço de relação já acontece, mais simplificada já que é ainda um recorte de um e de outro, mas já nesse cenário é importante que haja um entrosamento das personalidades e características de cada um. O encontro fora do site irá confirmar ou não as impressões vividas anteriormente e ainda trazer novas e valiosas informações a respeito dos dois.

Logo no início do relacionamento cada um da dupla é convidado a abrir mão dos ideais construídos ao longo da vida. Quase todos carregam um modelo de namoro, um ideal de relacionamento que ao contrário de contribuir termina, na maioria das vezes, inviabilizando o que ainda mal começou. São pessoas, e muitas são assim, sonhadoras, idealistas demais e presas a muitos padrões, umas por funcionarem ainda dentro de um modelo infantil buscam seu príncepe ou sua princesa, outros por medo se protegem nesses sonhos e se fecham a qualquer novidade.

Para resumir, claro que existem perfis com os quais você se identifica e outros com os quais você não tem absolutamente nada a ver, mas dentro daqueles que lhe interessam ainda assim existirão enormes variações de acordo com o mundo subjetivo de cada um, então esteja aberto à elas. Se deixar apresentar, abrir espaço para conhecer o outro, atitudes fundamentais. Você só saberá se essa pessoa pode ser certa para você se verdadeiramente buscarem se conhecer e deixarem de lado seus rígidos padrões. O erro de que a pessoa certa é aquela sonhada, imaginada e idealizada é cometido por muitos. Agindo assim o que geralmente acontece é um sucessão de frustrações porque ninguém nunca irá se encaixar num molde pré-definido.

Um outro ponto que gosto de apontar é sobre a pessoa certa para aquele momento em que se vive. É preciso que estejam em sintonia, num mesmo ritmo, mesmos objetivos. Parece uma idéia simples, mas que se não é considerada pode levar a muitos desencontros. Se o casal conseguir trabalhar essas diferenças, será ótimo para os dois, mas aqueles que não conseguem abrir mão de alguns pontos naquele momento da vida dificilmente conseguirão estar dedicados e disponíveis para o namoro. Claro que isso não é avaliado racionalmente, quando se gosta simplesmente se gosta, mas observe se estão ajustados em aspectos que lhe sejam importantes e se estão felizes da forma como vivem.

Por último me lembrei das perguntas que recebo e trago uma para exemplificar, segue: "As minhas dúvidas : será que está sendo verdadeiro? como posso saber que não está procurando ainda outros perfis depois que me conheceu? e o que faço: continuo a enviar outros e-mails? e se ele for a pessoa certa? se ver que continuo a buscar outros perfis, mesmo demonstrando que sinto bem, quando converso com ele? será que isso não o afastaria de mim? gostaria muito que fosse a pessoa que procuro."

Busca-se na vida certezas e garantias que nem o melhor dos terapeutas poderá oferecer. Escolher uma pessoa é acima de tudo arriscar, apostar, sem nenhuma certeza do que virá. É necessário sentir, acreditar e respeitar a intuição, ter o sentimento agradável de se estar junto. Todos gostaríamos de nos sentir seguros e protegidos, mas viver requer uma certa dose de insegurança e incerteza.

Ao longo do relacionamento muito será vivido e experimentado e saber se essa é a pessoa certa para você não será algo categórico e definido por uma única e eterna vez. Será um sentimento confirmado dia a dia, na convivência, nos atos, nos gestos, nas palavras, nos sonhos, nos objetivos, nos planos. Uma confirmação diária de que aquela é a pessoa que se ama e por quem se é amado apesar das dificuldades, com quem se constrói apesar de alguns desencontros, com quem se enriquece, com quem se visualiza e planeja o futuro, com quem se troca. A pessoa certa carrega em si algo complexo que não pode ser definido em uma única resposta, precisa ser sentido, construído junto. A pessoa certa é acima de tudo aquela que se torna certa dia a dia, tempo a tempo, ano a ano.

Dra Juliana Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário