Roberto Carlos e Ivete Sangalo

domingo, 10 de abril de 2011

Conhecer pessoas: a chave para se encontrar o verdadeiro amor !





Você conhece alguém que aprendeu a andar de bicicleta sem cair? Já ouviu falar de alguma pessoa que saiba ler sem ter aprendido? Conhece casos de crianças que saíram andando sem caírem ao menos uma vez? Posso afirmar, sem medo de errar, que a maioria dos leitores respondeu “não” a todas essas perguntas. Isso porque, para saber o que quer que seja, é preciso aprender, mesmo que esse aprendizado se dê de diferentes maneiras. Mas o que todas essas questões e este assunto estão fazendo aqui no Seja+? Elas estão aqui porque, assim como acontece com a bicicleta, com a leitura e com aprender a andar, encontrar o verdadeiro amor também não é algo que se faz da noite para o dia, sem esforços ou mesmo eventuais machucados.

No caso das relações amorosas, o principal passo para conseguir ter um relacionamento sério é conhecer pessoas. Isso pode parecer óbvio, porém o que vejo na prática é que muitos querem simplesmente encontrar um amor sem procurar muito. Estas pessoas parecem desejar uma fórmula mágica – que pode ser uma maneira de abordar, um jeito de se comportar, um modo de se vestir – que as faça encontrar seu romance ideal sem esforços. É como se quisessem, portanto, andar de bicicleta sem cair sequer uma vez.

Se observarmos bem as histórias de amor, veremos que a maioria delas pouco se parece com o que acontece em filmes ou novelas, em que o par romântico se apaixona instantaneamente. Casos de sucesso geralmente começam com a procura por um amor. Nessa procura, há um longo caminho, que envolve olhar perfis, mandar e responder mensagens, conversar online, conversar por telefone e, finalmente, o primeiro encontro. Esse caminho evidentemente não é linear, mas cheio de curvas, idas e vindas, decepções e sucessos. Em certos momentos, ele pode parecer até complexo demais, mas é importante lembrar que se trata do único caminho possível para o verdadeiro amor. Desistir não leva a lugar algum, assim como não adianta se fechar ou desconfiar de todos(as) os(as) pretendentes.

É preciso ter consciência, no entanto, de que conhecer pessoas não significa necessariamente gostar delas, ter empatia ou desejar ter uma relação séria. Conhecer é, acima de tudo, experimentar, é perceber como você próprio se sente, como reage ao outro... Para isso, é fundamental ir ao primeiro encontro com alguma expectativa, mas sem certezas, estando aberto(a) para aceitar alguém diferente do que você imaginou. E como fazer para conhecer pessoas? Minha sugestão é que sejam usados todos os recursos possíveis. O primeiro deles é fazer buscas no site. Essas buscas devem ser feitas de acordo com as preferências de cada um, porém deve-se ter cuidado para que essas preferências não se tornem restritivas demais. Por exemplo, você deseja alguém com idade entre 40 e 45 anos, e busca pessoas desta faixa etária. Mas será que não pode conhecer pessoas que tenham 47, 48, 38, 39 anos? Além de fazer buscas, é importante responder as mensagens que chegam. Aqui, também é fundamental não ter uma rigidez em excesso. A pessoa foge um pouquinho ao perfil que você deseja, em pontos que, para você, não são fundamentais? Então por que não responder à mensagem dela? Outros recursos são o vídeo chat, a conversa online, o telefone e, evidentemente, o primeiro encontro. Lance mão de tudo o que estiver ao seu dispor, já que, para encontrar o verdadeiro amor, é preciso haver uma busca ativa por ele. Sendo assim, mãos à obra, e boa sorte!



Dra. Mariana Santiago de Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário