Roberto Carlos e Ivete Sangalo

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Muitas pessoas são zombies!


Augusto Cury diz que é raríssimo encontrar um ser humano verdadeiramente livre. Ele garante: "Ainda não encontrei nenhum". E adverte:
"Estamos frequentemente inertes, calados e somos silenciados no único lugar em que deveríamos gritar e rebelar-nos. Distribuimos um sorriso social que nem sempre espelha o nosso clima emocional".
"Na verdade - diz Augusto Cury - "deveríamos lutar contra as nossas mazelas psíquicas, mas intimidamo-nos dentro de nós. E no exterior, quando deveríamos agir com tolerância, tornamo-nos combativos e magoamos quem não merece. Vivemos uma sociedade superficial que não calibra este nosso foco. Erramos frequentemente o alvo".
Temos também muito medo de correr riscos, de ousar, de aventurar-nos nos caminhos da sabedoria, da auto-descoberta e na construção de novos conhecimentos que façam de cada um de nós pessoas mais lúcidas, mais justas, mais charmosas, mais encantadoras. Há por aí muita gente bonita por fora mas horrível por dentro. Vivem sufocadas pela baixa auto-estima, pelo medo e sobretudo pela ignorância.
"Muita gente esconde-se na ignorância. Não querem aprender mais, não querem saber mais de nada, contentam-se em passar os seus dias numa espécie de agonia, calando fundo o grito de viver que cada uma das suas células estão desejosas de fazer. E assim cada dia deslizam não ao encontro da vida mas a caminho da morte. Muita gente vive numa espécie de coma, de inconsciência profunda, pensando que estão vivendo. Mas não estão. Apenas vegetam, são como areias inertes. São zombies, ainda que falem, cantem, dancem e levem seus dias trabalhando em algum lugar e a gente as veja nos autocarros (ónibus), nas ruas, ao volante de seus belos carros. Mas não estão vivendo. Apenas estão andando de um lado para outro. Quando perceberem que não viveram seus dias usufruindo da sua inteligência e das suas capacidades já estão demasiado velhas para recomeçar" - diz Nelson Lima, disciplo de Augusto Cury e director de nosso Centro de Estudos em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário