Roberto Carlos e Ivete Sangalo

domingo, 22 de maio de 2011

Se você sabe o que quer, lute por isso


Um viajante ia caminhando às margens de um grande rio. Seu objetivo era chegar à outra margem. Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio, oferecendo-se para transportá-lo. O pequeno barco envelhecido era provido de dois remos de carvalho. Logo os seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés dentro do barco o viajante observou que eram duas palavras. Num dos remos estava escrito Acreditar,e no outro Agir.

Curioso, o viajante perguntou a razão daquelas palavras nos remos. O barqueiro então pegou o remo chamado “Acreditar” e começou a remar. O barco começou a dar voltas, sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo chamado “Agir” e começou a remar, e novamente o barco girou em sentido oposto sem ir adiante.

Finalmente o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, então, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas chegando ao outro lado do rio. O barqueiro então disse ao viajante:

- Este porto se chama Autoconfiança. É preciso Acreditar e também Agir para que possamos alcançá-lo.

Ao ler esta parábola, chamada de “Parábola dos Dois Remos”, me lembrei de algo que vejo acontecer bastante com pessoas que têm determinados sonhos ou desejos. Há, por exemplo, aqueles que desejam ter uma vida melhor, com uma condição financeira mais confortável, e acreditam que realmente podem ter tudo isso, porém pouco fazem para chegar lá.
Outros sonham encontrar o grande amor de suas vidas, com quem serão felizes e terão muitas alegrias, mas parecem estar à espera que isso aconteça da noite para o dia, sem esforços. Difícil, não? Essas pessoas parecem estar remando apenas com o remo “acreditar”, e por isso acabam dando voltas em torno do próprio eixo, justamente porque não percebem que devem também usar o remo “agir”.

Mas como agir, especialmente quando o assunto é relacionamento? Bem, penso que se cadastrar no site é uma primeira mexida no remo “agir”, que começa a tirar o barco do lugar. Só que apenas se cadastrar e esperar que as coisas aconteçam não é o suficiente. É preciso mais do que isso. É preciso ir ativamente em busca do que você tanto deseja.

Você pode fazer isso, em primeiro lugar, usando todos os recursos que o site oferece.
Aqui há muito mais do que um simples “banco de pretendentes”. Existem vários tipos de busca (por palavra-chave, por afinidade, por quem está online...), diferentes maneiras de se comunicar com outros usuários (mensagem, VideoChat, torpedo...), diversas informações que você pode acrescentar ao seu perfil, fotos que pode inserir, viagens e eventos promovidos pelo site. Pare e pense: disso tudo, o que você já usou? Será que você está agindo?

Outra boa maneira de agir é estabelecendo metas. Sim, metas! Quem disse que só se pode fazer isso no trabalho ou na carreira? Para qualquer coisa que você deseje muito – seja na profissão, na família, no amor ou em tantas outras áreas da vida – podem ser estabelecidas metas.

Vou dar alguns exemplos para que tudo fique mais claro. Vejo que muitas pessoas fazem contatos pelo site e ficam ansiosas à espera de uma resposta, que nem sempre chega. Estabeleça um tempo de espera. 2 dias, 4 dias, 1 semana...Quanto tempo você achar razoável. Não tendo uma resposta no tempo que você determinou, parta para outra tentativa.

Outra situação que acontece muito é quando o casal marca um primeiro encontro e esse encontro é constantemente adiado ou desmarcado por uma das pessoas. Chuva, problemas no trabalho, problemas familiares... Essas e outras justificativas geralmente são dadas para que o encontro não aconteça. Independentemente de os motivos do outro serem justos ou não, você pode estabelecer quais são seus limites. Desmarcou duas, três, cinco vezes? Perdeu a oportunidade.

As metas não devem ser voltadas apenas para o comportamento do outro. Elas valem também para o seu. Quantas pessoas você gostaria de contactar por dia? Quantos encontros quer marcar em um mês? Estabeleça um número para cada uma dessas coisas. Tenha esse número não como uma obrigação, mas como uma verdadeira meta que você deseja atingir.
Depois, avalie o que aconteceu. Se, por exemplo, você estabeleceu que teria dois encontros em um mês, mas não teve nenhum, pense: por quê? O que se passou? O que você poderia ter feito diferente?

É evidente que é necessário prestar atenção no quanto suas metas são factíveis, ou seja, o quanto elas podem ser colocadas em prática. De nada adianta estabelecer metas grandiosas demais, pois elas provavelmente te levarão à frustrações. É necessário ter a cabeça no seu sonho, mas os pés no chão. Estabelecendo metas e buscando cumprí-las, você estará com os dois remos nas mãos, e terá mais chances de fazer seu barquinho se mover na direção que você quiser.

Dra. Mariana Santiago de Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário