Roberto Carlos e Ivete Sangalo

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sucesso e Felicidade


Podemos associar a questão do SUCESSO , da FELICIDADE à questão do Prazer.
Quando somos bebês a satisfação de uma necessidade, de um desejo tem que ser imediato, ainda não temos a noção de “esperar”.
Se um bebê tem fome ele chora até ser satisfeito. A relação entre desejo e satisfação é bem primitiva. Vive-se o princípio do Prazer.
À medida que vamos crescendo, vamos aprendendo que às vezes temos que “esperar” para satisfazer nossas necessidades. Vamos entendendo que a busca do Prazer imediato vai cedendo para o princípio da Realidade onde nem sempre a satisfação pode acontecer quando queremos ou precisamos.
Esta confirmação continua por toda nossa vida em várias situações. Existem pessoas que buscam o prazer imediato, como um bebê que não suporta esperar muito tempo. Estas pessoas se frustram mais facilmente que as outras por não suportarem a “espera”. Se irritam, se revoltam ou até mesmo desistem de alcançar sua satisfação.
Saber esperar a satisfação é saber reconhecer que existem limites, que existem obstáculos, mas nem por isso existe a impossibilidade.
O conceito de SUCESSO/ FELICIDADE tem que Ter incluso a noção da “espera”. Estamos sempre esperando alguma coisa ou alguém. Perceber que esperar pode ser o primeiro passo para se alcançar o sucesso, alivia a ansiedade e a frustração.
O ideal nem sempre é o real. Caso haja a opção por não esperar, corremos o risco de nos precipitar e acabarmos arrumando um problema ainda maior.
Temos que pensar que nosso desejo não governa o mundo e as pessoas. Existem fatores externos que podem atrasar o que tanto esperamos.
Esperar não significa ACOMODAR. São dois conceitos totalmente diferentes. Esperamos aquilo que sabemos que pode acontecer. Acomodar não tem nada a ver com desejar com busca de satisfação. Quando nos acomodamos numa situação não estamos buscando nada. Acomodar não implica em movimento, em ação, consequentemente não implica em resultados, em satisfação.

Podemos esperar agindo, mobilizando energia, buscando caminhos e soluções.
Solucionar um Problema é o mesmo que alcançar o Prazer. Isto significa que muitas vezes teremos que esperar para que a satisfação aconteça. Não um esperar indefinido, permanente, mas um esperar refletido e dentro da realidade vivida.
Claro que não vamos ficar esperando o impossível, ele não acontecerá. Mas Ter PACIÊNCIA é uma ótima estratégia para que não cometamos erros irreparáveis, achando que são soluções brilhantes .
Quando um Problema se apresenta em nossa vida temos que agir como se estivéssemos diante de um problema matemático: analisamos o enunciado e aí vamos tentando até conseguir a solução desejada. Estas tentativas indicam paciência,requerem espera, calma, reflexão e atenção.

Solucionar um Problema, um conflito, uma crise é um Processo que possui etapas a seguir:
1. Analisar o Problema
2. Verificar soluções possíveis
3. Analisar as consequências destas soluções na nossa vida
4. Analisar as consequências destas soluções na vida dos outros envolvidos
5. Propôr e/ou aplicar a solução mais adequada
6. Esperar os resultados

Se é um Processo envolve tempo para acontecer. O homem moderno tem pressa. Queremos tudo para ontem, e nessa pressa muitas vezes nos perdemos.

Paciência, Reflexão, exige tempo, exige Îspera%D. Esperar é aguardar um certo tempo.
Não adianta desesperar, revoltar, se sentir a pior das criaturas por não encontrar solução para um determinadao problema. Se temos a sensação e a certeza de que não existe solução para aquilo que estamos vivenciando, então por quê continuamos a tentar indefinidamente ?
Será que gostamos de sofrer ?
Será que o desprazer é o prazer que precisamos?
Será que não seria uma forma de auto sabotagem ? Uma maneira de confirmar uma hipótese pessoal de fracasso ?
Quando um problema não tem solução paramos na etapa 2 do processo. Então por que perdemos tempo na fase 5 e 6?

Gostaria que cada um de nós encontrasse a sua resposta.

Abraços a todos !!!!!!!!!

Escrito por Tania Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário